Mais brasileiros gostariam de produzir a sua própria eletricidade renovável
28/08/2020 às 09h:22min
A pesquisa ainda revela o grande potencial de desenvolvimento das usinas solares para o país

A pesquisa Ibope Inteligência de 2020 destacou um dado importante que pode representar os novos rumos da energia solar no país. Os resultados mostram que nove em cada dez brasileiros gostariam de produzir a sua própria eletricidade renovável. Além de 84% dos consumidores considerarem a tarifa cobrada na conta de luz alta ou muito alta no Brasil. A consulta foi encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

A redução dos preços de equipamentos fotovoltaicos e a alta constante dos valores de tarifas também são fatores que pode elevar o interesse dos consumidores. É o que afirma o CEO a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).  
- Outro fator importante e que chama cada vez mais a atenção dos governos e do Congresso Nacional é o gigantesco potencial de geração de emprego e renda da energia solar. Isso será crucial aos brasileiros na saída da pandemia, que deixou muitos desempregados no País -, frisa Rodrigo Sauaia.

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, ainda considera o potencial empregatício das usinas solares como essenciais para o desenvolvimento do país.  
- Desde 2021, o setor solar fotovoltaico brasileiro já gerou mais de 182 mil empregos acumulados e trouxe mais de R$ 31,8 bilhões de investimentos privados, espalhados por todas as regiões do País. Até julho de 2020, o setor gerou mais de 47 mil novos postos de trabalho, mesmo com a crise de saúde e econômica decorrentes da pandemia de COVID-19 -, destaca Koloszuk.

Fonte: ASCOM / ABSOLAR

FOTOS