Gerador Fotovoltaico
A energia solar fotovoltaica utiliza o sol, uma fonte limpa, gratuita e abundante para gerar energia. Por isso, é um dos tipos mais escolhidos pelos consumidores que escolhem gerar a sua própria energia.
Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos que captam e convertem a energia da luz do sol em energia elétrica. Quando o sol atinge a célula, os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica. Essa energia é armazenada nas baterias, que alimentam o inversor e transforma a corrente contínua em alternada. Energia limpa e renovável para sua residência, propriedade rural ou empresa.
COMO FUNCIONA O GERADOR FOTOVOLTAICO
O sistema on-grid atua conectado junto à rede elétrica da concessionária.
Como demonstrado na figura, durante o dia a energia gerada pelo sistema é distribuída para o seu consumo próprio e o excedente vai para a rede elétrica da concessionária. Já a noite, como não há incidência solar, é a energia da concessionária que alimenta o consumo.
Na leitura mensal, um medidor bidirecional vai ponderar essa relação e o que foi produzido a mais e enviado para a rede não se perde!! Se transforma em crédito de energia que pode ser consumido em até 5 anos.
Dessa forma, o dimensionamento do gerador fotovoltaico se dá a partir do consumo de cada local a partir de uma conta de energia elétrica.
Geração Solar: 10kWh
Consumo: 2kWh
Sobram: 8kWh
Vai para a rede elétrica da concessionária
Geração Solar: 0kWh
Consumo: 7kWh
Rede: 7kWh
Vem da rede elétrica da concessionária
8kWh - 7kWh = 1kWh
Quem será transformado em crédito
COMPONENTES DO SISTEMA
1. Placas solares: as placas captam a incidência solar;
2. Inversor solar: transforma a energia solar em energia que possa ser utilizada pela rede;
3. Quadro de luz: a energia já apta a ser consumida pela rede elétrica da sua casa é conectada no quadro de luz para distribuição;
4. Equipamentos: a energia gerada pelas placas fotovoltaicas já pode alimentar todos os seus equipamentos;
5. Medidor: atua medindo a energia que entra e sai de sua casa ou demais imóveis. Se você estiver produzindo mais energia do que o que provém da rede, você fica com crédito de energia elétrica.