Potência instalada de energia solar cresce 74% no RS
11/02/2022 às 10h:58min
Estado segue na terceira colocação no país nesse indicador, atrás de Minas Gerais e São Paulo.

Cada vez mais presente em imóveis residenciais e empresariais, a energia gerada por meio do sol deu um salto no Estado no último ano. A potência instalada de energia solar atingiu 1.001,2 megawatts (MW) em 2021, crescimento de 74,15% ante o volume de 2020. O Estado segue na terceira colocação no país nesse indicador, atrás de Minas Gerais e São Paulo. Apenas esses três Estados têm potência instalada acima dos mil MW no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Até 2020, a potência instalada total em solo gaúcho estava em 574,9 MW. Em 2021, houve acréscimo de 426,3 MW no sistema. A coordenadora da Absolar no Estado e sócia da Solled Energia, Mara Schwengber, afirma que a expansão ocorreu em todas as áreas, tanto no âmbito residencial, quanto no empresarial. A executiva destaca que a economia com a migração para o sistema é um dos principais motivos que explicam o crescimento.

Como exemplo, Mara cita a dinâmica dos custos com energia elétrica no último ano. Com a crise hídrica pressionando a conta de luz diante de bandeiras tarifárias mais agressivas, a geração própria ganhou maior espaço, segundo a dirigente. A coordenadora destaca que o aumento do uso de energia diante de novas tecnologias também pesa:

 

— Tudo hoje é eletricidade. A maioria das pessoas tem ar-condicionado, novos equipamentos que geram consumo. Então, as contas de energia têm aumento de consumo pela facilidade de acesso aos aparelhos eletrônicos. Além disso, a própria conta tem aumentado.  

A coordenadora da Absolar também cita o marco legal da geração própria de energia, lei sancionada no início deste ano, que pode explicar o aumento da busca por energia solar. A nova legislação prevê o fim gradual do subsídio para os consumidores. No modelo atual, micro e minigeradores não pagam tarifas por distribuição. A nova lei assegura aos consumidores que já têm o sistema instalado e aos que solicitarem a ferramenta em até 12 meses continuarem com esse subsídio até 31 de dezembro de 2045.

Diante do prazo para assegurar esse direito e a tendência de a energia elétrica continuar cara, a coordenadora estadual da Absolar estima novo crescimento exponencial no setor neste ano. A entidade projeta que a potência instalada deve avançar 105% em 2022, chegando aos 2 mil MW.

Fonte: GZH

FOTOS