Energia Solar pode dar suporte ao 5G
18/11/2021 às 11h:36min
A quinta geração de internet móvel (5G) abrirá uma nova fronteira para a energia solar fotovoltaica no Brasil

O consumo energético do setor de telecomunicações aumentará com a rede 5G e as fonte renováveis serão fundamentais para atender a essa demanda.
 
A energia solar combinada com sistemas de armazenamento por bateria também ajudará a ampliar o acesso à internet para locais remotos e sem cobertura, conferindo maior segurança ao fornecimento elétrico das antenas.

Adicionalmente, o 5G elevará a capacidade de gerenciamento das usinas renováveis de grande e pequeno portes a partir do uso da internet das coisas (IoT).

“Com o leilão do 5G, o Brasil dá um passo importante para o desenvolvimento tecnológico de diversos setores da economia. Nos próximos anos, as teles investirão bilhões para ampliar a infraestrutura de telecomunicações, uma vez que a rede 5G demandará 10 vezes mais antenas do que a rede 4G. A energia solar caminhará junto a essa nova tecnologia para democratizar o acesso à internet móvel no país”, afirma o CEO do Portal Solar Franquias, Rodolfo Meyer.

Uma característica das redes 5 G é que cada torre tem alcance bastante reduzido, exigindo a instalação de milhares de antenas para cobrir um país de dimensões continentais no Brasil.

Com um serviço de internet móvel mais robusto, a gestão de usinas de grande e pequeno porte será ampliada na medida em que amplia consideravelmente a capacidade de tráfego de dados.
 
Pelo edital, as vencedoras terão que levar a tecnologia 5G para todas as capitais do Brasil até julho de 2022. As empresas que venceram os lotes de 26 GHz terão de levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país como contrapartida.

Fonte: Portal Solar

FOTOS