Cresce o uso da energia solar pelo agronegócio no Brasil
03/08/2021 às 14h:22min
Fatores como a elevação das tarifas e o fim do subsídio para o consumidor rural, por sua vez, aceleram a expansão da tecnologia fotovoltaica no campo.

Cada vez mais o agronegócio brasileiro encontra na energia solar a solução para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança energética. No entanto, fatores como a elevação das tarifas e o fim do subsídio para o consumidor rural podem acelerar a expansão da tecnologia fotovoltaica no campo.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estão em operação no Brasil mais de 550 mil sistemas solares nas modalidades de mini e microgeração. Destes, 37,1 mil (794 MWp) geradores atendem aos consumidores da classe rural. Em 2020, o uso da energia solar pelo segmento cresceu 53% em relação ao número de sistemas instalados em 2019, apurou o InfoSolar

“Vemos no agronegócio um potencial muito grande para a energia solar. É uma fonte que traz maior autonomia em relação à variação de custo, melhora a qualidade da energia fornecida e permite o acesso à inovação tecnológica”, disse o coordenador de produção agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva.

Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, o agronegócio tem enxergado na fonte a oportunidade para reduzir custos de produção, principalmente os produtores de soja, milho, algodão, leite e aves. 

"Quando se olha para os custos de produção desses negócios, a energia elétrica têm um peso grande, seja para uso em resfriamento, aquecimento, seja para bombeamento de água para irrigação das culturas”, disse o dirigente da Absolar. 

O diretor da SolarVolt EnergiaGabriel Guimarães Ferreira, disse ter notado o aumento da procura por sistemas fotovoltaicos pelo agronegócio, principalmente por produtores de médio e grande porte. O executivo assinala que esse perfil de cliente está acostumado a fazer investimentos em melhorias para reduzir custos e melhorar a competitividade.

A tendência é que o custo da energia elétrica receba mais atenção nos próximos anos. Os descontos tarifários destinados ao consumidor rural serão gradativamente reduzidos até 2023, conforme o decreto 9.642/2018.

Fonte: InfoSolar

FOTOS