RGE e UFSM apresentam projetos de energia
21/06/2021 às 14h:48min
A RGE e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) finalizaram três de cinco projetos de pesquisa e desenvolvimento que estavam sendo desenvolvidos em parceria desde 2016.

Um dos projetos concluídos foi um sistema inovador de gestão de gerenciamento da energia elétrica gerada e consumida na UFSM, criando o conceito de Campus Inteligente. A universidade poderá ter um monitoramento em tempo real do seu consumo de energia, controlar a iluminação pública por telecomando, aproveitar melhor a usina de geração solar fotovoltaica instalada no ano de 2018 e ter uma gestão mais eficiente dos sistemas internos de climatização e iluminação.

Outro projeto finalizado foi uma plataforma de inteligência computacional para a operação de redes elétricas em tempo real, com enfoque em regiões com características rurais. Ele permite detectar e restaurar episódios de interrupção de energia com mais rapidez, reduzir os índices de perdas de energia, melhorar a qualidade do fornecimento ao consumidor e garantir uma operação mais eficiente. Além disso,  contribuiu para a montagem de um laboratório vivo de testes das soluções desenvolvidas, no Campus da UFSM, agregando medidores inteligentes de energia, religadores, bancos capacitores e até mesmo controle de sistema de iluminação pública, sendo toda esta infraestrutura coberta por uma rede de comunicação de longo alcance e baixo consumo de energia, chamada LoRaWan.

Já o terceiro projeto aplicado foi  no desenvolvimento de metodologias para dimensionamento e alocação de equipes para atendimento à demanda. O uso da tecnologia permite um melhor planejamento dos serviços a serem realizados, dando mais agilidade ao trabalho.

Fonte: *Com informações UFSM

FOTOS