Meio ambiente: Dia de repensar atitudes
09/09/2019 às 11h:49min
Fontes alternativas e sustentáveis tornam-se cada vez mais acessíveis.

Nesta quarta-feira, 5, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a fim de conscientizar a sociedade sobre o impacto ambiental que causamos e o que podemos fazer para reduzi-lo. Neste sentido, a energia solar e outras fontes sustentáveis têm se tornado grandes aliadas para atingir este propósito, especialmente na última década, quando a queda no preço da tecnologia e a regulamentação desta forma de geração possibilitou o acesso à população, algo que era visto apenas em cenas de cinema ou em estações espaciais. O sistema de produção de energia elétrica através de painéis solares chegou ao Brasil em 2012, e foi conquistando espaço. Atualmente, apenas em Frederico Westphalen, aproximadamente 50 sistemas já estão produzindo energia renovável a partir da luz do sol.

De acordo com o designer fotovoltaico, Marcos Roberto Bruxel, da Marsol Energia, a geração de energia fotovoltaica contribui de várias formas para o meio ambiente. Cada usina instalada, independente do seu porte, contribui para a redução da emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Ele cita como exemplo a usina instalada recentemente em um supermercado de FW, que irá poupar mais de mil árvores no período de 12 meses e evitará que sejam emitidas 381 toneladas de CO2 na atmosfera apenas em um ano, melhorando a qualidade do ar. “Sabendo que cada usina tem vida útil de, no mínimo, 25 anos, pode-se considerar a imensa contribuição que cada projeto oportuniza. Apenas a Marsol Energia já instalou mais de 100 usinas na região, o que resulta em um legado ambiental projetado de grandes proporções”, frisa Bruxel. 

Atitude sustentável

O benefício financeiro de instalar um sistema fotovoltaico tem sido o principal motivo na hora de decidir em fazer o investimento, mas cada vez mais as empresas estão atentas ao seu compromisso ambiental e observando o retorno em marketing verde. O consumidor, consciente do impacto do seu consumo, escolhe empresas que estão aderindo a processos produtivos que resultem em menor impacto ao meio ambiente. Neste sentido, até o sistema de logística está mudando, com a escolha de fornecedores locais. Também existe a preocupação com a reciclagem dos resíduos, bem como, seu descarte correto, apenas para citar alguns exemplos. Assim, ações simples, como reduzir o uso de papel e insumos, com maior eficiência e uso de tecnologias, também ganham espaço nas gestões modernas e de sustentabilidade. Da mesma forma com que as pessoas estão cada vez mais engajadas com as causas ambientais, as empresas também estão comprometidas com um futuro mais sustentável.

Um excelente motivo para comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai

FOTOS