De acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil se tornou, em 2019, o oitavo país que mais gera empregos em energia solar, em todo o mundo. Mais de 43 mil empregos foram criados pelo setor solar fotovoltaico, em território brasileiro, só no ano passado, ficando na frente de líderes históricos do setor, como a Alemanha e o Reino Unido.
Ainda segundo os dados levantados pela IRENA, o setor de energia renovável gerou 11,5 milhões empregos no mundo em 2019, com a participação majoritária da indústria solar fotovoltaica em 3,8 milhões de postos de trabalho, um terço do total. O setor de usinas solares também se apresenta mais inclusivo, contendo 32% de mulheres atuando na área.
“A energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Brasil e dos demais países. Irá ajudar fortemente na recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, comenta o CEO da entidade, Rodrigo Sauaia.