Meio Ambiente: Dia de repensar atitudes
09/09/2019 às 11h:31min
Data promove a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

Nesta quarta-feira, 5, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, para conscientizar a população sobre os cuidados que deve ter no meio em que habita.

Com o passar dos anos, as formas de diminuir o impacto ambiental sem prejudicar a produtividade se tornou forte e novas formas de geração de energia começaram a ser usufruídas, um exemplo é a energia fotovoltaica. O sistema de captação de energia elétrica através de placas solares foi instalado no Brasil em 2012 e foi se espalhando. A inovação também chegou em Frederico Westphalen. A Marsol Energia contribui com as causas sustentáveis da região desde 2016, fazendo a instalação de painéis solares em dezenas de empresas e residências do município e região, que também aderiram a ideia.

Além da produção fotovoltaica existe a geração de energia por Hidrelétricas. Na região existem duas, a usina de Guarita em Erval Seco e a usina de Furnas em Alpestre.

Ambas trazem um grande ganho ambiental para a região, sendo renovável e inesgotável, produzindo grandes quantidades de energia natural.

 

Tripé sustentável

O que aprofunda a conscientização para o uso sustentável é conhecido como tripé sustentável, suas três esferas são: o social, o Ambiental e o Econômico. Todas andam juntam na construção de um mundo menos poluído e com mais produção natural. 

O ganho ambiental e econômico das empresas que investem em energia verde gera um grande impacto positivo na sociedade. A separação dos lixos para reciclagem, a plantação de árvores, o cuidar da limpeza pública, simples atitudes contribuem para um mundo mais sustentável.

A formação de cidadãos conscientes no cuidado ambiental é o objetivo das ações feitas na semana do meio ambiente, em todo o mundo. No município frederiquense, a data será comemorada na sede da ACI, com palestras e feira com produtos orgânicos.  

Ações simples podem fazer um mundo melhor, confira as dicas do jornal O Alto Uruguai para praticar a partir desta data.

Neste dia mundial do Meio Ambiente:

- Ajude a limpar a sua rua de sua casa;

- Produza coisas com material reciclado;

- Plante uma árvore ou um jardim em sua casa;

- Separa o seu lixo para ser reciclado;

Fonte: Jornal O Alto Uruguai

FOTOS