Gerador Fotovoltaico

A energia solar fotovoltaica utiliza o sol, uma fonte limpa, gratuita e abundante para gerar energia. Por isso, é um dos tipos mais escolhidos pelos consumidores que escolhem gerar a sua própria energia.

Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos que captam e convertem a energia da luz do sol em energia elétrica. Quando o sol atinge a célula, os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica. Essa energia é armazenada nas baterias, que alimentam o inversor e transforma a corrente contínua em alternada. Energia limpa e renovável para sua residência, propriedade rural ou empresa.

COMO FUNCIONA O GERADOR FOTOVOLTAICO

O sistema on-grid atua conectado junto à rede elétrica da concessionária.

Como demonstrado na figura, durante o dia a energia gerada pelo sistema é distribuída para o seu consumo próprio e o excedente vai para a rede elétrica da concessionária. Já a noite, como não há incidência solar, é a energia da concessionária que alimenta o consumo.

Na leitura mensal, um medidor bidirecional vai ponderar essa relação e o que foi produzido a mais e enviado para a rede não de perde!! Se transforma em crédito de energia que pode ser consumido em até 5 anos.

Dessa forma, o dimensionamento do gerador fotovoltaico se dá a partir do consumo de cada local a partir de uma conta de energia elétrica.

Geração Solar: 10kWh

Consumo: 2kWh

Sobram: 8kWh

Vai para a rede elétrica da concessionária

Geração Solar: 0kWh

Consumo: 7kWh

Rede: 7kWh

Vem da rede elétrica da concessionária

8kWh - 7kWh = 1kWh

Quem será transformado em crédito

Reduza até 95% na sua conta de luz!

COMPONENTES DO SISTEMA

1. Placas solares: as placas captam a incidência solar;

2. Inversor solar: transforma a energia solar em energia que possa ser utilizada pela rede;

3. Quadro de luz: a energia já apta a ser consumida pela rede elétrica da sua casa é conectada no quadro de luz para distribuição;

4. Equipamentos: a energia gerada pelas placas fotovoltaicas já pode alimentar todos os seus equipamentos;

5. Medidor: atua medindo a energia que entra e sai de sua casa ou demais imóveis. Se você estiver produzindo mais energia do que o que provém da rede, você fica com crédito de energia elétrica.

BENEFÍCIOS DA GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Alto retorno de investimento
Fonte sustentável de energia
Valorização imediata do imóvel
Elevada vida útil e garantia do sistema